Sábado, Abril 21, 2007
assim sem artigo

recife. com sol é vontade praia. de rua. calor à noite. cerveja e amigos. recife é um punhado de ruas bonitas num curto espaço de tempo. com umas três avenidas horríveis pelo caminho. e tumulto nos sinais de trânsito. placas que não dizem quase nada. e um bairro inteiro para justificar o mar. recife é olinda depois da curva. tapioca na sé e biscoitinho das freiras do monte. recife. uma dúzia de pontes com muitos cais entre elas. e o mangue. recife é a pobreza latente. uma miséria fantasma. favelas que se escondem atrás de prédios históricos, monumentos, muros. recife é a alegria do reencontro e o medo de portas e janelas abertas. recife é uma festa. um show para público blasé, cansado de suas belezas. uma anestesia. recife é a promessa de lugares conhecidos e desconhecidos. um cartão postal em busca do eterno retorno. à procura de um turista acidental. recife é minha casa. todas as que já tive, a que não tenho mais, a que terei um dia. recife são os tijolos que me moldaram. pedras do século 16. construída na planície pelos holandeses. recife alaga. transborda de dentro mim. recife tem personalidade. uma cidade autoral. recife é a desgraça dos arranha-céus. meu medo de altura, meu desejo de precipício. recife é uma coluna, um esteio, uma base, uma fundação. recife é um porto. uma cidade voltada para o mar, de costas para o continente. um ponto de chegada e a vontade de partir de novo. às vezes doce, às vezes hostil. recife me ancora. é a plenitude plácida dos casarios antigos, indiferentes ao rio que corta e alinhava toda a cidade. recife é a sinuosidade do capibaribe. um capricho. recife é uma mãe. a pequena cidade grande que cresce para cima. não tem mais espaço, mas sempre cabe mais um. recife.

 

Deixe um comentário

