Segunda-feira, Maio 09, 2005

eu ainda não disse a vocês.
eu gosto muito de chuva. de todas elas. de chuvisco fininho de desenho infantil, que cai com céu azul e nuvens brancas, a tempestades que fecham o tempo. eu aprendi a gostar da chuva ainda menina. porque chuva no recife é só chuva. mas chuva no sertão é água de verdade. vem escura e ligeira, rasga o céu com relâmpagos e trovoadas e num instante aquele peso todo começa a desabar. então, é noite às 2h da tarde. eu aprendi a correr para rua sempre que alguém prenunciava: hoje está bonito pra chover. porque, no sertão, quando é bonito, chove. eu ficava na rua a brincar com o vento, que fazia pequenos redemoinhos, levantando as folhas no mormaço para antecipar a chegada dela. a chuva. e eu só voltava para casa quando ela ia embora. “menina, não tome chuva.” mas era a chuva que me tomava. foi num dia assim, semana antes do natal de 1987 (tanta gente boa nem tinha passado do jardim da infância) que meu pai me contou: a nossa chuva, agora, vai chover no recife. ainda me lembro fazendo as malas. o recife era aquele lugar cheio de mar de dia e de luz de noite, onde eu brincava nas férias. o recife era aquele lugar barulhento, calorento, “peguento”, agitado e distante onde eu me divertia. mas eu sempre voltava pra minha chuva. naquele natal, eu deixei para trás um namoradinho e três amigas sinceras. amigas até hoje em dia. naquele natal, eu deixei para trás o primeiro beijo, manguito de comer na bacia, o melhor pé de siriguela do mundo, a casa mais linda do mundo, o maior quintal do mundo, o melhor cachorro do mundo, o avô mais inteligente do mundo (que me contava as melhores histórias de assombração), minhas duas avós, a melhor tia-avó do mundo e o melhor tio do mundo. hoje, quase todos já me deixaram. naquele natal, eu chovia pra dentro. naquele natal, o primeiro no recife, eu estava no sertão. e eu estou no sertão ainda hoje. hoje, eu sou aquele menina.

Deixe um comentário

